04 November, 2011


III Encontro Brasileiro de Educomunicação acontece dias 2 e 3 de dezembro de 2011

O III Encontro Brasileiro de Educomunicação tem dois grandes objetivos: celebrar a Década de Educomunicação e apresentar o Curso de Especialização em Educomunicação.

A década se inicia em 2001, com a difusão das pesquisas do NCE-USP e termina em 2011, com a implantação da Licenciatura e a apresentação da Especialização em Educomunicação.

Participantes do II Encontro Brasileiro de Educomunicação, que aconteceu em
agosto de 2010 na ECA/USP. Nós estávamos lá!
Foi justamente ao longo deste período de tempo que o Brasil assistiu à implementação do mais expressivo programa de políticas públicas na área, o Programa de Educomunicação da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo.

O feito foi seguido por outras iniciativas, promovidas, em todo o país, por milhares de gestores, agentes culturais e professores, implementadas por sistemas de ensino, órgãos da mídia, organizações da sociedade civil e universidades, espaço em que mais de cem (100) pesquisas de mestrado e doutorado foram desenvolvidas em torno do novo conceito e de suas práticas. A celebração da década da Educomunicação ocorre, igualmente, no momento em que o NCE-USP forma a primeira turma do curso de Especialização em Mídias na Educação - curso do MEC ministrado pelo Núcleo no Estado de São Paulo.

Estabelecido como área de intervenção social, o campo da educomunicação passa a ser legitimado em nível internacional, como comprovam recentes congressos realizados em países da América Latina e Península Ibérica.

O III Encontro Brasileiro de Educomunicação se estenderá pelo país através da Virada Educom, com o convite para que os educomunicadores dos mais diversos programas e projetos postem suas produções nas redes sociais.

Por sua parte, a Secretaria de Educação do Município de São Paulo, mantendo a liderança na prática educomunicativa como política pública, encerra as comemorações nacionais, reunindo, no CEU Aricanduva, no dia 12 de dezembro, das 8h00 às 18h00, os professores e estudantes envolvidos com os projetos “Nas Ondas do Rádio” e “Imprensa Jovem”.

Na comemoração da Década da Educomunicação, o III Encontro Brasileiro de Eduocmunicação receberá duas visitas ilustres: a Profa. Dr. Maria Teresa Quiroz, pesquisadora da Universidade de Lima, Peru, na área dos estudos de recepção e a Jornalista Silvia Bacher, coordenadora da organização “Las otras Voces” responsável por um dos mais extensos projetos de uso do rádio nos espaços educativos da Argentina.

III Encontro de Educomunicação
Programação


Promoção:
Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP
Licenciatura em Educomunicação do CCA-ECA/USP
Curso de Especialização em Educomunicação do CCA-ECA/USP
NCE- Núcleo de Comunicação e Educação da USP
Revista de Comunicação & Educação – CCA-Edições Paulina

No comments: