28 November, 2006


1° Encontro CIEE-ABED de EaD


Estive presente na parte da tarde no 1° Encontro CIEE-ABED. A sessão vespertina foi aberta pela Vani Kenski que desenvolveu o tema de que a Educação a Distância também pode ser feita pelos jovens. Sua inquietação dizia respeito a algumas questões:
Qual o conceito de jonvens? Ele está ligado ao comportamento? O que os jovens pensam sobre EaD? O que aprendem?

Vani Kenski pontuou algumas situações:
- educação aberta via internet
- Indefinição no conceito de “jovens”
- Maior capacidade de acesso
- Convergência de mídias
- Cultura participativa
- Inteligência coletiva

Segundo ela, os jovens querem entretenimento. Para educação de jovens, via EaD, o ideal seria o grau de informação estar ligado ao de entretenimento.

Para ela, os jovens buscam:
· Entretenimento
· Participação
· Partilhamento
· Liberdade
· Desafio
· Criação
· Inovação

As comunidades de jovens têm as seguintes características:
· Algumas pessoas se dedicam mais;
· Ninguém sabe muito sobre o tema;
· Todos sabem um pouco;
· Uso de diferentes mídias.

Vani terminou sua fala expondo o caso do jornal Daily Prophet, cuja criadora, Heather Lawyer, ganhou em 2003, o Cable and Wireless Childnet Awards e o BBC Newsround Viewer's Choice Award! com o voto de milhares de crianças e jovens.

Em seguida, falou Michelle Silveira, aluna do CIEE que reiterou o fato de que aprendeu muito ao fazer cursos em EaD e Luiza Rocha Cover, aluna da Anhembi-Morumbi que descreveu o Day Free, aulas on-line. Os dados da pesquisa que realizou permitem dizer que funcionou essa modalidade de ensino.

Martha Carrier, professora disse que estão aprimorando o sistema de aulas on-line; na Anhembi-Morumbi, há 13.000 alunos na modalidade a distância.

Encerrada essa mesa, inicou-se outra com o prof. Litto e com o secretário da Educação a Distância do Ministério da Educação- SEED-MEC, Ronaldo Mota.

O prof. Litto, da Escola do Futuro, está morando na Inglaterra e anunciou em abril (1 a 3) um seminário só de assuntos nacionais, em Recife. E em setembro (2 a 5) um congresso, em Curitiba, cujo tema é “em busca de novos domínios e novos públicos para EaD.”

Além disso, disse que a revista da ABED está sendo reativada e precisa de material científico.

Na sua fala, Litto reiterou o fato de que conteúdo vai estar disponível em abundância e de graça na internet. Há uma mudança muito forte e muito rápida na internet e na EaD. As instituições terão somente o papel de apoio ao estudante e de certificação e não mais por deter conteúdo.

Ronaldo Mota, Secretário da Educação a Distância chama a atenção para a revolução que ocorreu de meia geração atrás. Antes, completa-se o ciclo de estudos aos 24 anos. Hoje, 40% dos estudantes de curso superior têm mais de 24 anos.
E esse público tem técnicas, metodologias, procedimentos diferentes do público mais jovem.
-A Ead será cada vez mais próxima e mais personalizada;
-Em Ead, a comunicação pelas TICs, ser diferente é o normal;
-Seremos todos estudantes para sempre;
-Não há conflito entre presencial e a distância, mas entre ensino tradicional que se recusa a incorporar as tecnologias e a educação flexível, que agrega as TICs e valoriza o professor e o aluno.

Pessoal, em síntese foi isso!

Obrigada!

No comments: