28 September, 2006

I SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E CIBERCULTURA


Assisti ao I Simpósio Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Cibercultura, realizado pelo Cencib – Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo de 25 a 29 de setembro de 2006.

Basicamente, ele tinha como objetivo:

  • discutir as relações entre tecnologias/redes digitais, cultura contemporânea e reorganização cotidiana do social, da economia e da política e
  • fundar, ao final dos trabalhos, uma associação interinstitucional de pesquisa, algo como Sociedade Brasileira para o Estudo da Cibercultura.

Eram pesquisadores da PUC/SP, USP, UFRJ, UERG, UFF, UFBA, UFRGS, Unisinos, UFMG, UFPE, UTP, UCS e UDESC em 11 painéis.

Houve uma interessante polarização entre pesquisadores do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, além de bons trabalhos da Bahia, com Marcos Palácios e André Lemos.

Palácios apresentou a última pesquisa realizada para fudamentar o campo da Cibercultura, realizada conjuntamente por instituições de alguns países, que pode ser vista em: http://www.icod.ubi.pt/.

Nela, é possível visualizar uma entrevista de André Lemos que dá a medida de seu pensamento: http://www.icod.ubi.pt/pt/pt_mediateca_lemos.html

O fruto do simpósio foi a fundação da Sociedade Brasileira para o Estudo da Cibercultura.

Em tempo: Não posso deixar de dizer que nessa sexta-feira houve a apresentação do prof. Gilbetto Prado da USP que mostrou 2 projetos.

Um deles é um videogame (está em versão beta) baseado na obra de Oswald de Andrade que trabalha espacial e temporalmente o dia 23 de lulho de 1919, com recriações do ambiente da época por meio de fotos antigas. Ele nos mostrou um vídeo que simula as andanças do jogador.

Simplesmente sensacional! Mas o site dele ainda não tem este projeto.

2 comments:

Marko Umorista said...

Game de Oswald de Andrade
Por favor, poderia nos dar mais algumas informações? gostaraia muito de poder publicar isso.

Grato
Marko Ajdaric
editor
Neorama dos Quadrinhos / Neorama da Cultura http://www.neorama.com.br/

Pierre Mercer said...

Great bblog you have here