03 February, 2006

Novo livro sobre Mídias Digitais

É uma coletânea de 13 ensaios sobre comunicação. Recebi a notícia via blog Intermezzo que remete ao texto de João Carlos Pinheiro da Fonseca publicado no Telebrasil .

De acordo com o J.C. Pinheiro da Fonseca:

A coletânea de ensaios “Mídias Digitais” enfoca o tema da comunicação decomposto, sob o prisma da transdisciplinaridade, nas cores do social, da tecnologia, da economia, da política, da educação e da cultura. O livro em questão reflete a mudança histórica que ocorre – ou está prestes a ocorrer – no mundo da comunicação, envolvendo atores como produtores, consumidores e distribuidores da informação. A flexibilidade da tecnologia eletrônica digital, testemunhada pelo fenômeno da rápida penetração global da Internet (a interligação mundial das redes), é o agente subjacente a esta mudança.

A coletânea, em especial, faz uma reflexão coletiva das conseqüências que esta mudança terá sobre o Brasil, tal como percebida pela sensibilidade dos autores, membros do nosso mundo acadêmico – em sua grande maioria de origem estatal –, estimulada possivelmente por iniciativas governamentais, tais como tevê digital (estudada desde 1994 pela Abert/SET), instituição do SBTVD (Decreto nº 4.901/2003), fechamento da brecha digital e educação à distância.

J.C. Pinheiro da Fonseca elabora extenso texto sobre o livro, inclusive com resumo dos capítulos e currículo dos autores.

Mídias Digitais – Ficha Técnica
Título: Mídias Digitais
Editora: Paulinas – editora@paulinas.org.br
Autores: Diversos (21 autores contribuintes)
Organizadores: André Barbosa Filho e outros
Páginas: 368
Classificação: ISBN 85.356-1573-3
Catalogação: CDD - 302.230285
Índice Sistemático: Mídias Digitais: Comunicaçã Sociologia Coleção
Comunicação-Estudos
Edição: março 2005
Copyright : Pia Sociedade Filhas de São Paulo

2 comments:

Ademilde said...

De fato, este livro é muito interessante e de leitura obrigatória para os que querem discutir a relação entre mídeia educação, pricnipalmente para aeducação a distância.

Um abraço,

Ademildeqxidjjum

Ademilde said...

Nossa, quanto erro de digitação....