08 September, 2005

Videoblogs
Matéria publicada na Folha de S. Paulo explica como publicar vídeos na rede. Veja:

São Paulo, quarta-feira, 07 de setembro de 2005


ENFIM, EU SOU UMA ESTRELA
Softwares de edição e compressão, hospedagem e tutoriais pela rede têm versões gratuitasSaiba fazer seu vídeo e publicá-lo na rede
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você deseja criar o seu videoblog, mas ainda não sabe por onde começar, visite http://www.freevlog.org/, que tem tutoriais passo a passo. Para começar, é preciso ter um aparelho capaz de fazer vídeos digitais -pode ser uma filmadora digital, um celular ou uma câmera fotográfica capaz de filmar.
Depois de transferir o vídeo para o computador, é preciso editar e comprimir a filmagem. Ambos podem ser executados com o programa AvidFreeDV (www.avid.com/freedv), gratuito e com versões para Windows e para Mac.
Outros softwares que podem ser usados para editar e comprimir são o iMovie (www.apple.com/ilife/imovie), para Mac, e o Movie Maker (www.microsoft.com/windowsxp/downloads/updates/moviemaker2.mspx), para Windows.
Para publicar um videoblog, é preciso dois hospedeiros: um para o blog em si (como http://www.blogger.com/ ou blog.uol.com.br) e outro para o vídeo -neste caso, uma opção é o ourmedia.org.
No universo da "vlogosfera", é praxe publicar vídeos dentro das molduras dos programas reprodutores Windows Media Player e QuickTime. Para fazer isso usando o Windows Media Player, escolha uma cena do vídeo e clique em Ferramentas, em Opções e em Performance.
Na barra exibida, coloque o cursor em Nenhuma e clique em OK. Copie a imagem usando a tecla Print Screen e cole-a, teclando Ctrl+V, no programa Paint. Salve-a mudando o formato BMP para JPG. No caso do QuickTime, com a cena desejada exibida, basta pressionar simultaneamente as teclas Comand (maçã), Shift e 4 e selecionar o quadro. Abra a imagem, usando o programa Preview, e salve-a, mudando o formato PNG para JPG.
Além dos blogs, também é possível usar sites como YouTube (http://www.youtube.com/) e Vimeo (http://www.vimeo.com/), que são álbuns virtuais de vídeo, para compartilhar suas produções. (MB)