28 September, 2006

I SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E CIBERCULTURA


Assisti ao I Simpósio Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Cibercultura, realizado pelo Cencib – Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo de 25 a 29 de setembro de 2006.

Basicamente, ele tinha como objetivo:

  • discutir as relações entre tecnologias/redes digitais, cultura contemporânea e reorganização cotidiana do social, da economia e da política e
  • fundar, ao final dos trabalhos, uma associação interinstitucional de pesquisa, algo como Sociedade Brasileira para o Estudo da Cibercultura.

Eram pesquisadores da PUC/SP, USP, UFRJ, UERG, UFF, UFBA, UFRGS, Unisinos, UFMG, UFPE, UTP, UCS e UDESC em 11 painéis.

Houve uma interessante polarização entre pesquisadores do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, além de bons trabalhos da Bahia, com Marcos Palácios e André Lemos.

Palácios apresentou a última pesquisa realizada para fudamentar o campo da Cibercultura, realizada conjuntamente por instituições de alguns países, que pode ser vista em: http://www.icod.ubi.pt/.

Nela, é possível visualizar uma entrevista de André Lemos que dá a medida de seu pensamento: http://www.icod.ubi.pt/pt/pt_mediateca_lemos.html

O fruto do simpósio foi a fundação da Sociedade Brasileira para o Estudo da Cibercultura.

Em tempo: Não posso deixar de dizer que nessa sexta-feira houve a apresentação do prof. Gilbetto Prado da USP que mostrou 2 projetos.

Um deles é um videogame (está em versão beta) baseado na obra de Oswald de Andrade que trabalha espacial e temporalmente o dia 23 de lulho de 1919, com recriações do ambiente da época por meio de fotos antigas. Ele nos mostrou um vídeo que simula as andanças do jogador.

Simplesmente sensacional! Mas o site dele ainda não tem este projeto.

23 September, 2006



A edição do Jornal da Tarde de 18 de setembro de 2006 trouxe um caderno especial com o debate com o Secretário de Educação do Município de São Paulo. O professor Ismar de Oliveira Soares era um dos debatedores. O tema foram as tecnologias e a Educomunicação.

Detalhe: o secretário prometeu reativar o Educom.

06 September, 2006

Aulas animadas



Mary Grace do Vivência Pedagógica publicou excelente artigo na revista Direcional Escola Direcional Escolas, de agosto de 2006, p. 16-17.

Sua proposta de Aulas Animadas, cujo nome vem do latim “anima” e está ligado a alma, “sopro de vida”, parte da idéia de que o professor deve ficar menos preocupado em "ensinar" e mais em mediar o processo de aprendizagem.

No congresso SABER, Mary Grace apresentou Aulas Animadas: uma produção colaborativa de vídeos na educação, cujo ponto de partida foi a criação de um produto a partir dos diversos recursos (massinha, peças de lego, bonecos e outros materiais) para a elaboração, produção e apresentação de uma propaganda em vídeo do produto criado.

O texto completo pode ser encontrado no seu
site ou pode você pode fazer o
download aqui.

Mídias na Educação


Ainda sobre o SEED, vai começar o curso Mídias na Educação para o Brasil inteiro.

Pretende atender 10.000 educadores em todo Brasil, sendo, em São Paulo, 2.000 professores das redes estadual e municipal de educação pública.

Aqui, no estado de São Paulo, a responsabilidade é do NCE/ECA/USP.

O curso é de formação continuada voltada ao uso da comunicação, suas linguagens e suas tecnologias em projetos educativos

Pretende formar uma Comunidade Virtual que garanta aos educadores das escolas públicas do Estado de São Paulo a democratização de acesso e domínio das linguagens de informação e comunicação;

Deseja identificar e discutir aspectos teóricos e práticos referentes às mídias enquanto linguagens de comunicação: sonora, visual, impressa, audiovisual e informática, ampliando os processos de ensino e aprendizagem; além de orientar os docentes na contextualização das várias mídias em seus projetos pedagógicos a partir de uma perspectiva educomunicativa.

O Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação é um curso de extensão universitária a distância, composto por 120h de trabalho acadêmico, sendo 105h on-line e 15h presenciais.

Vou participar como coordenadora de tutoria de um dos grupos.

Uma boa notícia!

O site http://www.eproinfo.mec.gov.br do SEED- Secretaria de Educação anuncia que “começa a realizar estudos sobre o Ambiente de Aprendizagem a Distância MOODLE, com objetivo de ter uma avalição técnica, quanto ao desempenho e estabilidade operacional.”
Já não era sem tempo! O Moodle é extremamente interativo, muito mais fácil de usar. Se o SEED passar a utilizá-lo, haverá um ganho enorme para os professores, principalmente na agilidade que o fórum propicia.
Tomara que a mudança não demore muito. Todos sairão ganhando.